A culpa é das estrelas - John Green

A culpa é das estrelas - John Green

Já faz muitos anos que li “A culpa é das estrelas” e, no embalo da febre que foi (e que é) ler as obras de John Green, li outros livros também. “A culpa é das estrelas” é um romance com personagens adolescentes que se apaixonam e vivem uma história cheia de amor e lágrimas. Muitos descrevem o livro como “leitura de adolescente”, mas não é correto resumir o livro apenas dessa maneira.

No decorrer do livro vamos conhecer a protagonista Hazel Grace, uma menina de 16 anos que foi diagnosticada com câncer na tireoide, que logo se espalhou para os pulmões. Obrigada pela mãe, ela participa de um grupo de apoio, e lá conhece Gus, um rapaz charmoso e descolado que passou por um tratamento para combater um tumor ósseo na perna. A partir daí, a história dos dois começa a se entrelaçar.

“Qual é a sua história? Não a do câncer... A sua! Do que você gosta?”

Hazel Grace e Gus são personagens fortes. Ela precisa levar um tubo de oxigênio ligado aos seus pulmões por onde quer que vá; ele ficou manco depois que precisou amputar parte da perna. Apesar de toda dificuldade, os dois são irônicos e sarcásticos, principalmente no que diz respeito à piedade das “pessoas saudáveis”. De certa forma, a ironia e o sarcasmo dos dois faz com que a leitura seja fluida e até divertida.

“Não contei que o diagnóstico veio três meses depois da minha primeira menstruação. Tipo: Parabéns! Você já é uma mulher. Agora morra.”

O livro tem passagens engraçadas e devastadoras. Em muitos momentos somos confrontados e somos levados a refletir.

“A tristeza não nos muda, Hazel. Ela nos revela.”

Hazel ganhou meu coração. Ela não se entrega à doença, deixando que tal situação domine completamente sua vida, entretanto, não age como se não soubesse do seu futuro, como se não doesse pensar no limite finito de suas experiências e dias de vida. Além de tudo ela é inteligente e bem humorada, sua ironia é um marco essencial para a leveza inusitada presente na história.

John Green escreveu, de forma surpreendente e leve, sobre um assunto tão delicado e criou personagens tão resilientes e de espirituosos que nos faz querer viver a vida como se fosse o último dia.

Um livro para rir, chorar e se envolver.

Para adquirir, clique aqui.

                -

John Green é um dos escritores norte-americanos mais queridos pelo público jovem e igualmente festejado pela crítica. É autor best-seller do The New York Times, premiado com a Printz Medal, o Printz Honor da American Library Association e o Edgar Award e foi duas vezes finalista do prêmio literário do LA Times.

Após a publicação do livro, em 2012, o enredo de A Culpa é das Estrelas foi adaptado para o cinema, emocionando um público ainda maior. O filme de drama e romance, dirigido por Josh Boone, foi lançado em 2014.