Água para elefantes - Sara Gruen

Água para elefantes - Sara Gruen

Água para elefantes foi uma leitura surpreendente. Com uma montanha russa de emoções, a autora nos faz viajar em diferentes tempos e cenários, faz nossa imaginação trabalhar e nos deixa presos a trama.

A história é contada por Jacob, que com 93 anos, vive em uma casa de idosos.

Após perder sua esposa, sentindo-se só e cansado de ser tratado como um inválido, ele passa a relembrar os bons tempos de sua juventude. A narrativa mescla fatos do passado com elementos do presente, apresentando a dura realidade de Jacob, que nos encanta com seu jeito e nos comove com sua solidão e tristeza.

“A idade é um ladrão terrível. Justamente quando se começa a entender melhor vida, a idade nocauteia suas pernas e arqueia suas costas. Ela lhe traz dores, lhe confunde a cabeça e silenciosamente espalha o câncer em sua esposa.”

Por meio das lembranças de Jacob descobrimos como ele iniciou sua trajetória no circo, o exato momento em que ele se encantou com a carreira circense, quando e como ele conheceu o amor de sua vida e também, como ele sofreu em meio das dificuldades dessa profissão na época de sua juventude.

“Quanto mais perturbadora a lembrança, mais persistente a sua presença.”

O contexto criado pela autora é uma experiência bem envolvente. Toda magia narrada no livro, os espetáculos de malabarismo, a grande lona, os animais, os refrescos e brindes, a música, cada detalhe da trama é tão rico que nos perdemos na beleza da história e sentimos vontade de vivenciar as aventuras do circo.

Por trás da magia, a autora também abordada um assunto importante que eram frequentemente presenciados nos circos, como o maltrato aos animais, a racionalização de alimento para os mesmos, a discriminação entre as classes de trabalhadores do circo, entre outros elementos.

“É tudo ilusão, Jacob, e não há nada de errado nisso. É o que as pessoas querem de nós. É o que elas esperam.”

Jacob é um velhote ranzinza e que não admite as limitações da idade, com isso, nos divertimos com suas “teimosias”.

No circo, Jacob enfrenta a vilania de August, dono do circo cínico, cruel e mau caráter, casado com Marlena, a artista mais importante do circo.

O ápice da história se concentra na chegada de Rosie, a querida elefanta. Ela muda o rumo da obra, fortalecendo laços de amor e destruindo relações de egoísmo e dor. Esperta, carinhosa, companheira, Rosie rouba a cena, cativando todo mundo. Jacob passa a ser protetor dos animais, principalmente da doce Rosie.

Um livro encantador que nos prende de diferentes formas, seja pelo desejo de saber mais sobre o circo, seja para vivenciar as aventuras de Jacob.

Para adquirir, clique aqui.

                -

Nascida no Canadá, Sara Gruen, vive em Chicago, com o marido e três filhos, quatro gatos, dois cachorros, duas cabras e um cavalo. Seus livros tratam principalmente coma animais e ela é uma apoiante de numerosas organizações de caridade que apoiam os animais e a vida destes em seu habitat natural.