Era uma vez um corredor - John L. Parker Jr
Era uma vez um corredor - John L. Parker Jr, que já foi um corredor, nos mostra o lado humano desses atletas e que nem toda corrida é uma busca de uma medalha de olho, mas, talvez, de um recomeço.
A obra nos dá uma boa ideia da dureza que é a vida de um atleta: o desgaste físico, o tremendo condicionamento psicológico, as constantes renúncias, a vida social quase inexistente e a dificuldade de conciliar os pesados treinos com a vida sentimental.
Quenton Cassidy é um corredor da Southeastern University, que assim como todos tem um sonho, um objetivo que é de correr uma milha em um determinado tempo. Entretanto, algo surge para poder mudar o seu destino. A mudança na sua vida se dá devido ao acontecimento do momento que é a Guerra do Vietnã, que causa uma manifestação política e cultural, que acabam adentrando o departamento do atletismo. Cassidy acaba se envolvendo em um manifesto - que é proibido, que resulta em sua expulsão.
Seguimos Cassidy e seus treinamentos, seus fracassos, suas pequenas vitórias, seus desânimos, suas inspirações, lembranças e reflexos.
“Apesar do esforço árduo, raramente falavam em termos de dor ao comentarem o desconforto de treinos ou corridas. Sabiam que aquilo que dava à dor a sua dimensão verdadeiramente terrível era certa falta de familiaridade. e essas eram sensações que eles conheciam muito bem.”
Durante a leitura, damos boas risadas graças ao humor do narrador e do próprio Cassidy, que adora uma ironia e ri das próprias desventuras - talvez precisamos ser como Cassidy e viver a vida com mais humor.
O livro conta a história de alguém que persegue seu sonho, mesmo sem saber direito onde vai dar ou se valerá a pena; alguém que trabalha sempre no máximo, que não desiste. Dá para entender por que o livro inspirou gerações de atletas desde a sua primeira publicação.
“Correr, para ele, era algo real; o modo como o fazia era a coisa mais real que conhecia. Era pura alegra e tristeza, duro como diamante; aquilo o deixava esgotado além da compreensão. Mas também o tornava livre."
A narrativa acaba sendo uma inspiração para qualquer um que tenta desafiar os próprios limites, atleta ou não.
Para adquirir, clique aqui.
-
Formado em jornalismo e em direito pela universidade da Flórida, John L. Parker Jr. escreveu diversos artigos para revistas, como a Outside e a Runner’s World. É autor, entre outros livros, de Again to Carthage, a continuação de A história de um corredor. Parker venceu três vezes a corrida de uma milha da Southeastern Conference, além de ter sido campeão em corridas de obstáculos da Federação Nacional de Atletismo dos Estados Unidos. Atualmente, divide seu tempo entre Gainesville, na Flórida, e Bar Harbor, no Maine.