Escravas de coragem - Kathleen Grissom

Escravas de coragem - Kathleen Grissom

Quando escolhi o livro para ler, eu já imaginava que encontraria algo forte, comovente (por se tratar de um livro que fala sobre escravidão), mas nada me preparou para tamanha dor. Terminei a leitura com o coração partido.

O livro já começa com um prólogo instigante — pois a partir dele já se sabe que uma grande tragédia irá acontecer —, e assim prepara o leitor para uma leitura densa. Embora seja uma temática pesada, a história é super envolvente.

No primeiro momento conhecemos Lavínia uma garotinha de apenas sete anos, branca, de cabelos ruivos e sardas,  que chega a fazenda Carvalhos Altos para morar com uma família negra.

Lavínia é recebida na casa de Mama Pae e Papa George com muito amor e carinho, porém como os dois já são de idade e tem muitos filhos, quem acaba sendo a mãe de Lavínia é Belle uma morena bonita, que trabalha na cozinha da fazenda, ela é filha bastarda do Senhor James Pyke. De início, Belle não recebe muito bem a notícia de ter que cuidar da menina; mas aos poucos, é tomada por compaixão e passa a aceitar Lavínia, esse é o início de uma estória repleta de coragem, amor, amizade e muita dor.

“- Abinia, uma coisa eu sei. Qual é a cor da pessoa, nem quem é o pai, nem quem é a mãe, nada disso quer dizer nada. Nós é uma família, cuidando um do outro. A família deixa a gente forte nas hora de aperto. A gente fica tudo junto, ajudando um ao outro. É esse o verdadeiro sentido de família. Quando ocê crescer, vai levar esse sentimento de família dentro do peito.”

Os capítulos são alternados com a versão de Lavínia e com a versão de Belle, e é impossível não se deixar envolver com uma história tão rica em detalhes que fala sobre a diferença de ser negro e branco mas o mais nítido disso tudo é que na família de negros o amor é muito mais contagioso e comum do que na família de brancos que vive na fazenda.

Escravas de coragem é realmente um livro forte e comovente. Um romance com um drama muito bem enraizado que dilacera e machuca, mas também ensina. Apesar de o mote estar relacionado a escravos e suas dores, o livro trata acima de tudo de amizade, amor, esperança, e até que ponto se pode amar sem olhar a cor de nossa pele.

Esse é um livro que possibilita ao leitor uma visão ampla de uma realidade sofrida. Mas não apenas isso, nos mostra que quando a dor é sempre presente se torna imprescindível valorizar os bons momentos.

Para adquirir, clique aqui.

                -

Escravas de coragem é o romance de estréia Kathleen Grissom, a ex-enfermeira passou 10 anos pesquisando e escrevendo o livro, e através da combinação de uma profunda pesquisa com sua própria imaginação surgiu esse romance valioso e envolvente.

Kathleen Grissom nasceu e foi criada em Saskatchewan, no Canadá. Mudou-se para os Estados Unidos, onde mora numa fazenda no sul da Virgínia.