O tempo é um rio que corre - Lya Luft
O livro "O tempo é um rio que corre" é uma obra da escritora brasileira Lya Luft, publicado em 2014. O livro é uma reflexão sobre o tempo e suas implicações na vida humana, abordando temas como a passagem do tempo, a velhice, a morte, a saudade e a memória.
“Feito crianças numa ciranda, estas páginas giram em torno do Tempo - para a maioria de nós um processo do qual fugimos, que fingimos ignorar, ou consideramos um mistério inabordável.”
A obra é dividida em três partes. Na primeira, intitulada "Águas mansas", a autora discorre sobre as várias faces do tempo e sobre memórias da infância. Lya Luft reflete sobre como o tempo é uma constante em nossas vidas e como muitas vezes ele passa tão rápido que nem nos damos conta.
“A palavra de amor murmurada no escuro, a criança dormindo em meus braços, o trabalho bem-feito, o olhar cúmplice através da sala, a flechada de sol abrindo uma paisagem irreal, a família reunida dando risada e naquele momento todos de verdade se amando: tudo isso passa no instante em que acontece - mas está para sempre aqui comigo.”
Na segunda parte, "Maré alta", Luft escreve sobre a adolescência, a vida adulto e seus tumultos. Lemos sobre o fluxo da vida, da hora da partida, dos compromissos, do amadurecimento, das transformações e do tempo implacável.
“Porque tudo se vai e se transforma, eventualmente nos damos conta da importância maxima das coisas mínimas. É como escutar, num segundo de vigília no meio do sono, a respiração do mar.”
“Viver é sentir a transformação do encanto esplêndido da juventude na potente força da maturidade, e depois na beleza peculiar da velhice.”
A última parte, “A embocadura do rio” Lya a autora aborda temas mais delicados e intimistas, como a velhice, a morte e a saudade. Lya Luft discorre sobre como essas questões afetam a vida das pessoas e como é possível encontrar algum conforto em meio às dores do tempo.
“Em lugar de reclamar, podemos dialogar; em vez de nos matar, podemos outra vez tentar a vida e desenrolar a alma; em vez de ressecar podemos animar essa criatura singular que somos, com risos, com gemidos de dor, com sussurros no escuro.
É preciso enfrentar isso que não controlamos, mas que não precisa nos destruir: a vida inevitavelmente fluindo. Pois nós também somos isso.
A escrita de Lya Luft é poética e sensível, e suas reflexões sobre o tempo são profundas e filosóficas. A autora consegue transmitir ao leitor um sentimento de nostalgia e reflexão sobre o tempo que passa e as mudanças que ele traz consigo.
"O tempo é um rio que corre" é uma obra que nos convida a pensar sobre a vida e a morte, e sobre como é possível encontrar sentido na passagem do tempo. É uma leitura indicada para quem busca reflexões profundas e filosóficas sobre o tempo e suas implicações na vida humana.
Para adquirir, clique aqui.
-
Lya Luft foi uma escritora, poetisa e tradutora brasileira nascida em Santa Cruz do Sul, no Rio Grande do Sul, em 15 de setembro de 1938. É filha de imigrantes alemães e cresceu em uma família de escritores e intelectuais.
Além de escritora, Lya Luft também foi tradutora, tendo traduzido obras de Goethe, Hölderlin, Rilke e outros autores alemães para o português. Sua obra é marcada pela sensibilidade poética, pelo questionamento existencial e pelas reflexões sobre a condição humana.