Preciosa - Sapphire
Li Preciosa para um trabalho da faculdade, foi uma leitura em grupo e, sinceramente, fiquei em choque.
Não há muito mais que dizer sobre a história além do que está na sinopse. Precious é uma adolescente negra, pobre, gorda e analfabeta, abusada física e emocionalmente pelo pai e pela mãe desde muito jovem.
"Como isso pode eu não sei. Como mamãe e papai me conhecem há dezesseis anos e me odeiam. Como um estranho me conhece e me ama."
O livro é narrado em primeira pessoa e, com muitos erros na escrita, que emulam a forma como a própria protagonista escreve. A narrativa causa arrepios e foi escrito como se fosse uma conversa casual entre a protagonista e o leitor. As palavras erradas e os palavrões incomodam no começo, até que nos envolvemos com a personagem e suas vivências.
“Ela devia me dar dinheiro; mas cada vez que eu peço dinheiro ela diz que eu peguei o marido dela, o homem dela. O homem dela? Fala sério! Aquele é a porra do meu pai! Escuto ela falando com alguém no telefone que eu sou uma vaca, que eu peguei o marido dela, que eu sou rápida. O que é preciso pra minha mãe me ver ? Ás vez eu queria não tá viva. Mas não sei como morrer. Não tenho tomada pra desligar. Por pior que eu teja me sentindo, meu coração não para de bater e meus olho abre de manhã.”
A história é intensa, seria meus músculos contraídos e dentes cerrados ao virar as páginas e encontrar ao pior do que o que acabei de ler. Para o mundo, Precious é só mais uma, uma estatística, um caso perdido: ela é negligenciada pelos pais, é ignorada pelo sistema educacional e social, é violentada, é mãe adolescente, é portadora de HIV.
É uma menina que se enquadra na estatística negativa e sofre muito.
Depois de ser forçada a abandonar a escola por causa de sua segunda gravidez e ser convidada para participar de um centro de aprendizagem alternativo, ela vai contar com a ajuda de Rain, uma professora engajada e batalhadora, para mudar a vida para si e para o filho. A partir dai, sua vida comeca a mudar. De certa forma, Rain deu a ela coragem, vida e voz.
“Eu digo que estou me afogando no rio. Ela não me olha como louca, mas diz "Se você só sentar ai, o rio vai subir e te afogar. Escrever pode ser o bote que vai te levar ao outro lado."
Gradativamente, percebemos as mudanças nas atitudes de Precious e a ajuda da professora é um fator que age como combustível para essas transformações. Como professora, entendo essa parte perfeitamente bem. Fico feliz por Precious ter encontrado uma professora comprometida e que acredita no futuro de seus alunos.
Precious nos deixa sem chão. Ela aceitava os mal tratos, amava a mãe negligente, ela acreditava que a culpa disso tudo era dela. Era só uma garota, gorda, feia, burra, é claro que esse tipo de coisa ia acontecer com ela! Mas a partir do momento em que ela encontra apoio, ela é capaz de redefinir tudo isso.
A leitura é misto de tristezas e alegrias do começo ao fim. É surreal. Nos faz refletir em quantas Precious existem por aí. Muita coisa acontece; reviravoltas assustadoras e revelações impactantes nos faz embarcar numa história de vida nem um pouco distante da realidade que, por vezes nos passa despercebida em uma caminhada pela rua; e isso é assustador.
Eu quero ler o livro novamente, mas ainda nao consegui. A leitura é intensa!
Para adquirir, clique aqui.
-
Ramona Lofton, nascida em 4 de agosto de 1950, mais conhecida por seu pseudônimo Sapphire, é uma autora e poetisa de performance americana.